sábado, 2 de fevereiro de 2008

A importância de cada músico em uma orquestra


Hoje vi a apresentação do novo DVD do Monsenhor Jonas Abib, um grande sacerdote do reino de Deus e grande exemplo para a humanidade. Músicas lindas, que fazem parte da minha história e que falam muito da nossa escolha de viver radicalmente para Jesus. Todas as músicas foram muito bem arranjadas e havia uma orquestra composta de cordas, metais, coral e muitos outros instrumentos. Me chamou atenção a organização dos músicos no palco e a ordem de cada músico fazer a sua parte. Vamos refletir sobre isso.

Nossa vida e missão é uma orquestra.
Uma orquestra é um agrupamento de músicos diversos com seus instrumentos. O papel de cada músico é fundamental para a boa execução da apresentação. Em uma música orquestrada, utilizamos o nosso talento musical particular para que o conjunto, o final, seja marcante e bem expressivo. Nossa vida comunitária é assim: temos uma função definida no Reino. Temos uma missão a cumprir. Cada um faz alguma coisa e alguns podem até desempenhar mais de um papel, pode chegar a tocar mais de um instrumento, mas na hora da apresentação da orquestra, faremos apenas uma função e bem definida. Ninguém poderá fazer o nosso papel nessa hora. Temos que descobrir a nossa posição e, depois de descoberta, nossa obrigação é mergulhar, estudar, nos formar, para que a execução da nossa parte seja completa e eficaz. É nossa RESPONSABILIDADE fazer a nossa parte e fazê-la bem. Nossa vida é o palco. Nossa missão, o nosso instrumento e nossa meta, a apresentação do REINO.

Os tipos de orquestra
Existem dois tipos de orquestra: a filarmônica, que é sustentada por uma instituição privada e a sinfônica, que é sustentada por um órgão público. Qual é o seu tipo? Em comunidade temos duas formas de doação à missão. A primeira, chamada ALIANÇA, é a forma de doação em que você trabalha normalmente, tem um emprego, como qualquer outro e dispende o seu tempo vago para realizar a evangelização que Deus nos pede. É uma vida de muita responsabilidade e doação onde você se doa a Deus e tem uma vida normal "aqui fora". A segunda, chamada VIDA, é a forma de doação em que você larga tudo para viver 100% do seu tempo para Jesus e o REINO. Essa é uma forma de vida radical e exige muito daquele que a escolhe. É uma vida de renúncia, de cruz, de alegria e regozijo. É viver literalmente o "Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram." Mt 4, 20. Em ambas existe muita doação e também exige renúncia. pense: qual é o seu tipo de orquestra?

Qual a sua ligação com a orquestra?
Como você se comporta diante da responsabilidade de manter a orquestra e de estudar as músicas que lhe foram dadas? Em uma orquestra existem os músicos integrantes e os músicos freelancers. Os primeiros fazem parte do corpo de músicos. São integrais no serviço. Os freelancers são aqueles que são contratados temporariamente para a execução da obra. Uma orquestra sinfónica dispõe quatro grupos de instrumentos:

Dentro de cada grupo desses, existe uma hierarquia que é automaticamente aceita. Existe um SOLISTA e os outros que fazem parte do arranjo. Nas cordas, os violinos são dividos em primeiros violinos e segundos violinos. Nos primeiros violinos, existe um que será o líder, não só do grupo, mas também da orquestra. Ele é subordinado apenas ao MAESTRO. Esse, é o chefe da execução. Ele comanda através de sinais todo o andamento da orquestra em si. Nós seguimos o grande MAESTRO de nossas vidas: Jesus Cristo. Seguimos o violino principal, tirado do meio do povo para ser o nosso guia nessa apresentação. Ele é o SOLISTA da nossa apresentação. Esse é o nosso FUNDADOR, o nosso líder direto em nossa comunidade. Veja que o FUNDADOR é um músico como nós, apenas ele segura o violino principal. Seguimos a ele por causa desse instrumento que o foi entregue. Ele não é mais importante do que ninguém e é tão necessário quanto os outros instrumentistas. Ele depende de todos os outros músicos para que a apresentação seja bem executada. E nessa apresentação, quem você quer ser para a grande orquestra de Cristo?

Pense!

Deus abençoe e faça fluir o Seu RIO.

Hugo

Nenhum comentário: