sábado, 9 de fevereiro de 2008

Santidade: Um estilo de Vida!

Quando pensamos em ser santo ou santidade logo nos vem à mente feitos maravilhosos, lembramos de pessoas piedosas, mártires... Mas esquecemos que esta é nossa primeira vocação como cristãos - Bendito seja Deus... que ... nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos"(EFE 1,3-4); e que é por meio dela que Deus quer fazer aliança conosco ( GEN 17, 1-2).

O termo em hebraico qõdes ( santidade), provavelmente vem de qãdad ( cortar; em sentido cultural: ser afastado, separado do impuro, do profano e destinado para o serviço de Deus). Portanto santidade refere-se também a separação, opção, serviço e amar a um senhor e aqueles e aquilo que Ele ama.

Ser santo é um convite ao heroísmo visto que são santos seres dotados de inteligência e vontade, que permite por em pratica e realizar a sua união com Deus, de forma consciente e livre. Isso não é fácil, porque exige de nós perseverança em Deus continuamente.
Todavia o Papa João Paulo II disse: " Não tenhais medo da santidade, porque nela consiste a plena realização de toda a autêntica aspiração do coração humano" (LR, N.17, 7/4/96).

"Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito"(MAT 5,48). Aqueles que seguem a Jesus são chamados a um novo estilo de vida: a santidade. Trilhar para a santidade não é mudar a personalidade, nem mudar o jeito de ser; é apenas aperfeiçoar-se como cristão, como ser humano. São Paulo nos exorta:
"Irmãos, cada um permaneça diante de Deus na condição em que estava quando Deus o chamou"(1 COR 7,24). Não é preciso deixar de fazer o que fazíamos, precisamos é buscar a santidade naquilo que fazemos.

Santa Tereza de Ávila afirma: "O demônio faz tudo para nos parecer um orgulho o querer imitar os santos". A santidade ainda não é um fim, mas o meio de voltarmos a ser "imagem e semelhança'' de Deus, conforme saímos de suas mãos.

Leia mais:
http://ointercessor.blogspot.com/

Nenhum comentário: