domingo, 2 de março de 2008

A Samaritana - Parte 1

1. O Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele recrutava e batizava mais discípulos que João 2. (se bem que não era Jesus quem batizava, mas os seus discípulos). 3. Deixou a Judéia e voltou para a Galiléia. 4. Ora, devia passar por Samaria. 5. Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Jo 4,1-6

Jesus estava fatigado e sentou-se à beira do poço. Ele já sabia que alguém viria ali para dar-lhe água. Era um poço profundoe não teria como retirar água dali sem um milagre ou um balde. Nenhum dos seus discípulos trouxera um balde pois nem imaginavam que parariam ali, na Samaria, lugar dos excluídos, para beber água. Mas Jesus estava fatigado. Estava fatigado de tantas curas, milagres, prodígios e sinais que havia dado até ali. Estava fatigado de tantas pessoas que o viram realizar estes sinais maravilhosos e não criam nEle. Ele precisava salvar uma alma para restaurar seu ânimo humano. Ele sabia que alguém viria ali. Alguém perdido. Veja bem: Jesus AMA os perdidos. Quando Ele sentou na beira do poço, sabia que só um samaritano viria ali para pegar água. Encontrei muitos desses hoje. Muitos perdidos. Mas não estavam buscando o poço. Ele estava vazio. Os perdidos estavam em outra redondeza. Muitos jovens perdidos na noite, se esvaziando em garrafas de cerveja, prostituindo-se e drogando-se por nada. por uma alegria que nem eles mesmo conhecem. Jesus hoje se mostrou assim pra mim: Fatigado de tantos sinais e milagres realizados, sem ninguém dar a mínima, e tantos outros se perdendo, bebendo de outro poço, enquanto Ele, sentado à beira do poço de Jacó, os esperava. Uma pena. Eles não o encontraram nesta noite. Enquanto dentro da Igreja as pessoas se degladiam por status, vaidade e poder, criaturas de Deus e até mesmo Filhos dEle: batizados ou mesmo banhados no Espírito Santo, se perdem. Mais uma noite eles encontrarão seus travesseiros e chorarão as angústias de um mundo que só ensina o que é passageiro e perde o eterno. Talvez você esteja lendo isso agora se pergunta "o que está acontecendo comigo? estou enterrando meus talentos..."

Deus precisa de você para terminar a Sua obra. Muitas samaritanas precisam ir até o poço. Talvez a sua parte seja levá-las até lá. Ou mesmo, talvez você seja essa samaritana: perdida, sem saida, angustiada, fugida... E está indo ao encontro da sau rotina: Ir até o poço para buscar água para o seu dia-a-dia monótono e sem vida. Não se preocupe: Ele estará lá te esperando. E quando o encontrar, dê a Ele logo o que Ele quer: seu coração!

Deus abençoe a sua e a minha vida.
Hugo

Nenhum comentário: